Bem vindos à crise

Efeito Dominó - situação atual da economia

Postado por: Sara Abdo e Tatiana Montiel

A crise financeiro-econômica começou nos EUA e espalhou-se nas economias direta e indiretamente ligadas à economia norte-americana. Com altas dívidas, o sistema financeiro norte-americano interferiu no sistema econômico, esse diretamente ligado às demais economias. Não havia mais capital para transações internacionais, o que interferiu nas importações e exportações mundiais. Recentemente, a Standard & Poor’s (S&P), seguradora de riscos, avaliou os Estados Unidos como um país de rating AA+, diferente do que era (AAA), se referindo à segurança dos investimentos.  Essa avaliação fez com que o país perdesse a credibilidade dos consumidores e empresas e, ainda, tivesse queda no consumo, impacto nas exportações e na bolsa de valores.  Sendo assim, mais uma vez, quase três anos depois, o mundo sentiu o reflexo da economia norte-americana e da Zona do Euro, ambas enfraquecidas e endividadas.

Segundo o site da BBC Brasil, “ainda não se sabe se o país (EUA) mergulhará em uma nova recessão ou se apenas enfrentará um período maior de desaceleração”. Entretanto, especialistas afirmam que a economia brasileira está sólida. Para a presidente Dilma Rousseff, “o governo está atento e tem tomado todas as providências necessárias para fortalecer nossa economia, para estimular a atividade produtiva, para preservar criação de empregos”. A desordem econômica tem efeito dominó. A dificuldade de importação norte-americana reflete na dificuldade de exportação brasileira, por exemplo. Assim, o Brasil não tendo mais os mesmos importadores, pode haver uma queda no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os produtos de exportação que mais sofrem com a crise são as commodities – soja, minério de ferro, petróleo, etc. – muito requisitados pelos países endividados. Para a presidente Dilma, o Brasil tem mais capacidade de enfrentar a crise econômica mundial do que tinha em 2008, já que possui maiores reservas internacionais.

Anúncios

Publicado em 17 de agosto de 2011, em Economia e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Muito bom este artigo. Os EUA agora é um país de risco quanto aos investimentos…estão colhendo o que plantaram….

  2. pelo andar da carroagem podem esperar que a tendencia é piorar para os EUA…
    que não é nada bom para nós brasileiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: