500 edições e uma vida de aventuras


Postado por:  Murilo Delbone

Tex alcança sua edição de número 500 no Brasil, marco impressionante no país. Atualmente somente os personagens da Disney e do Maurício de Souza conseguem igualar este feito. Vale ressaltar que apenas as edições regulares são contadas, portanto ficam de fora especiais e outras. Em comemoração, no último sábado (20/8), a biblioteca municipal de Santo André, cedeu o espaço para receber o evento Tex 500 Brasil, reunindo palestras, exibição de filmes e a exposição de raríssimas revistas e miniaturas vinculadas a série. A exposição estará aberta ao público até o dia 28 de Outubro.

Criado em 1948, na Itália por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, a história conta as aventuras de Tex Willer, um texas ranger, exímio pistoleiro e defensor incomparável da justiça. Tex percorre todo o território americano (e além) quando preciso. Amigo dos índios e conhecido por eles como “Águia da Noite”, não mede esforços para ajuda-los. Apesar do gênero faroeste, as aventuras variam desde o mais puro bang-bang a situações de extremo suspense, mistério e misticismo.

Nas histórias, existe uma grande pesquisa que permitiu captar a essência do velho oeste, mas sem o estereótipo americano de caubói. Na edição “Patagônia” foram pesquisadas todas as paisagens da Argentina antes de se passar para o papel, como ressaltou o professor de História e Filosofia, João Marcos de Camargo Sanches. Ele tenta explicar o que torna a HQ tão especial para os brasileiros: “Vivemos num país onde a corrupção e as injustiças estão por todos os lados. Nós queríamos que nossas aflições fossem amenizadas. Tex é um personagem que tem os seus valores e luta por aquilo que acredita. Luta pelos seus ideais e isso faz a diferença. O brasileiro se espelha nesta luta que ele enfrenta.”.

A palestra “Valores morais do Tex” foi o ponto alto do evento, reunindo representantes da Mythos Editora (distribuidora do Tex) e grandes colecionadores das revistas. Além das lições de amizade, companheirismo, lealdade e luta contra o preconceito, a parte mais sentimental não tratou de ficção, mas sim da influencia das histórias na vida de cada palestrante. Gervásio Santana Freitas diz:  “A paixão por Tex se tornou um modo de vida, como uma mensagem de justiça e paz” e G.G. Carsan conclui: “Eu estou decepcionado com a violência deste país. Há muitos bandidos, políticos e empresários que precisam de um Tex nos seus calcanhares”. Incrível como ninguém ousou sair do auditório antes do termino da palestra.

Não é atoa que Tex faz tanto sucesso no mundo todo. Na sua terra natal já são mais de 600 edições e 60 anos de estrada. Falta agora, para os texianos, instituir o “Dia Nacional de Tex”, no dia 30 de setembro, mesma data em que foi publicada a primeira edição de Tex na Itália.

Anúncios

Publicado em 24 de agosto de 2011, em Geek e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Valeu, Murilo Delbone. Você captou em seu texto a essência de Tex Willer e as razões pelas quais nós colecionamos esta história em quadrinhos. Grande abraço do gelado Rio Grande do Sul.
    Att.
    ————————
    Gervásio Santana de Freitas >> contato@texbr.com
    MSN: portaltex@hotmail.com
    Twitter: http://twitter.com/portaltexbr
    51 30343433 e 51 9892 9848

    Portal TexBR >> http://www.texbr.com
    Loja TexBR >> http://www.texbr.com/shop
    Prazer de ler e colecionar

    * Visite o Portal TexBR diariamente para ficar por dentro das novidades

    • Muito obrigado Gervásio Santana de Freitas. Foi um enorme prazer poder comparecer ao evento e conhecer um pouco mais sobre o Tex.
      Espero estar presente em outros eventos do gênero.
      Novamente, muito obrigado e não deixe de acompanhar as atualizações aqui no blog. Abraços.

  2. Ola Murilo, muito legal a sua iniciativa e tomara que você possa desenvolver esse contágio pelo Tex durante toda a vida.
    Você só cometeu uma troca. Quem disse: “Eu estou decepcionado com a violência deste país. Há muitos bandidos, políticos e empresários que precisam de um Tex nos seus calcanhares”, foi mim. É só um detalhe, pois isso é o pensamento geral dos texianos.
    Abraço e continue firme.
    Att.
    G.G. Carsan

  3. Olá pessoal do Eh tipo internet, somos da editoria de geek do 9focos e passamos para avisar nossa pauta para o post do dia 6 de setembro. Faremos um post sobre o The Sims Social e uma outra matéria explicativa sobre navegação em nuvem e outras tendências tecnológicas.

    Abraços!

  4. Adriano rodrigues Rainho

    Legal, Murilo!
    Parabéns pela matéria!! Isso mesmo, vamos divulgar cada vez mais o nosso Águia da Noite, Viva Tex Willer!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: