Organizador de marcha prega cautela nos próximos passos

Postado por: Rodrigo Hamburger

No último dia 13 ocorreu em São Paulo a Marcha Contra Ricardo Teixeira.  Sua repercussão foi muito grande. Conversamos com João Avelino, 21, estudante da FEA- USP, um dos responsáveis pela organização da marcha.

ETI – Como surgiu a ideia de organizar a marcha?

JA – A ideia de protestar já existia há anos, já que as dezenas de acusações que pairam sobre o cara começaram a surgir faz quase duas décadas. As novas denúncias publicadas pela BBC e a famosa entrevista para a revista Piauí, porém, serviram de agitar um movimento nacional, iniciado nas redes sociais e que decidimos levar para as ruas.

ETI – Como foi a preparação?

JA – Inicialmente apenas via Facebook, originalmente criado pelo Roberto Monteiro. Depois que o movimento ganhou corpo, partimos para divulgação em colégios, faculdades e pela grande mídia. Grupos que organizaram as marchas em outros estados, como a Frente Nacional dos Torcedores, que organizou no Rio, e o movimento Juntos, que organizou em Porto Alegre, se juntaram a nós nas duas semanas e ajudaram na organização prática da marcha.

ETI – Como foi a repercussão na mídia? Superou as expectativas?

JA – Em termos de pessoas, esperávamos mais gente, apesar de termos demorado em sair do MASP e ser um trajeto longo, o que foi afastando as pessoas no decorrer. Já a repercussão da mídia foi bem acima da esperada, com presença de todos os principais meios de comunicação. Dado que a grande ideia era justamente repercutir o movimento, acredito que a presença da mídia compensou a frequência abaixo do esperado.

ETI – Quais são os próximos passos? Pensa-se em fazer uma nova marcha?

JA – A ideia é fazer o movimento continuar crescendo, e daqui um mês ou dois, ter adesão para realizar uma marcha em caráter nacional. As torcidas organizadas abraçaram a causa e devem levar protestos na última rodada do 1º turno do Brasileirão.

ETI – Como isso pode ajudar o movimento?

JA – Tem que ver com cuidado. Buscamos a parceria de todas as torcidas para a marcha. Torcidas do São Paulo e Palmeiras confirmaram apoio, mas pouca gente compareceu. As torcidas do Corinthians, tivemos a informação que recusaram por um pedido do Andrés Sanchez. E a Conatorg (Confederação Nacional das Torcidas Organizadas), vive conflitos internos devido a ligações de seus dirigentes com o PCdoB, partido do atual ministro dos Esportes, Orlando Silva. Por isso, recusaram apoiar a marcha, mas agora dão sinais de que vão abraçar o movimento organizando o protesto nas arquibancadas.

Os organizadores, em frente ao Pacaembu, após a marcha do dia 13

ETI – O que você achou da matéria do Jornal Nacional, no mesmo dia da marcha, acusando a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sobre irregularidades num amistoso com Portugal?

JA – Foi comemorado, com cautela, como uma vitória da causa. Só os próximos meses dirão se de fato a Globo mudou de posição ou se estava apenas no seu eterno jogo de morde assopra com a CBF.

ETI – Você acredita ser possível tirar Ricardo Teixeira antes da Copa do Mundo?

JA – Achamos que temos que dar um passo de cada vez. Organizando a marcha, observamos que o apoio popular à causa é de quase 100%. Dado que a Copa está sendo financiada em boa parte com dinheiro público, o povo tem todo o direito de exigir a saída do Teixeira ao menos do COL(Comitê Organizador Local), ainda mais com as dezenas de acusações que já saíram do próprio trabalho do Comitê. E, tirando ele do COL, acreditamos que a sua perda de força irá tirá-lo futuramente do comando da CBF.

ETI – Mas tirando o Ricardo Teixeira o problema estará resolvido?

JA – Quando organizamos um movimento para tirar o Teixeira, acreditamos que ele só cairá por que haverá uma força muito grande clamando por um futebol democrático, limpo e bem gerido. E essa mesma força irá cuidar para que seu posto seja reestruturado de forma a manter em seu lugar alguém que represente essas idéias.

Anúncios

Publicado em 24 de agosto de 2011, em Esportes e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: