As deusas de Jean Shinoda Bolen

Jean Shinoda Bolen

Postado por: Marianne Bufalo

Você se interessa por mitologia? Psicologia? É uma mulher que busca auto-conhecimento?  Deseja iniciar uma viagem interior, passando por explicações mitológicas, psicológicas e sociais? Então vai gostar de ler o livro “As Deusas e a Mulher”, escrito por Jean Shinoda Bolen, doutora em medicina, psiquiatra e analista junguiana, professora da Universidade da Califórnia e membro da Ms.(Fundação para mulheres).

O livro disserta em linguagem acessível ( o que significa, caro leitor, que você não precisa ter grandes conhecimentos na área da psicologia, apenas uma dose de boa vontade e interesse já bastam) o papel que cada mulher exerce à sua própria história existencial construindo um paralelo com a mitologia.

Segundo Jean Shinoda, algumas mulheres procuram um psiquiatra quando estão desmoralizadas ou quando não estão atuando conforme se espera; outras o procuram quando sabiamente se dão conta de que foram surpreendidas numa situação que precisam julgar ou modificar. Em ambos os casos, parece que todas procuram a ajuda de um terapeuta para aprenderem a ser melhores protagonistas ou heroínas nas histórias de suas próprias vidas. Exatamente porque elas costumam não ter consciência dos poderosos efeitos que os estereótipos culturais exercem sobre elas, as mulheres podem também não ter consciência de poderosas forças que atuam no seu íntimo. Essas forças influenciam o que elas fazem e o modo como elas sentem.

Neste livro, a autora apresenta essas forças na forma das deusas gregas.  Esses poderosos arquétipos são responsáveis pelas principais diferenças entre as mulheres. Outro ponto interessante é a discussão sobre a existência de mais de uma deusa ( às vezes inúmeras ) numa determinada mulher, e quanto mais complicada ela for, mais provável que muitas deusas estejam atuando nela. O livro ajuda a esclarecer as diferenças individuais e indicar os caminhos que a mulher  pode usar para crescer, a obra de Jean descreve uma nova perspectiva psicológica da mulher, baseadas em imagens de mulheres fornecidas pelas deusas gregas que permaneceram vivas na imaginação humana por mais de três mil anos.

A obra é repleta de explicações e comparações que auxiliam na contextualização do leitor e torna a leitura ainda mais atraente. Nas últimas páginas há um quadro das deusas olímpicas, que faz uma espécie de síntese dos arquétipos das deusas gregas comparáveis às mulheres de hoje.  Nada como a interdisciplinaridade que a literatura nos permite! Aproveitem e descubram qual deusa habita dentro de cada uma de nós leitores (as)!

 

Anúncios

Publicado em 31 de agosto de 2011, em Cultura e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: