Canal Romã no Recomenda dessa semana

Yolanda de Paulo e Guily Rahner: artistas responsáves pelo canal

Postado por: Letícia Zivieri

O “YouTube” está, cada vez mais, servindo de plataforma para novos artistas por se barato, democrático e atingir um público enorme. Romã é um típico exemplo dessa situação. O Recomenda dessa semana está um pouco diferente, Ehtipointernet conversou com Yolanda de Paulo e Guily Rahner, criadores do canal e responsáveis pela composição das músicas e confecção dos vídeos.

Ehtipointernet – Como surgiu o Projeto ROMÃ?

Romã – Desde o final da temporada do musical “Vita“, permaneceu a vontade de dar continuidade à parceria, paralelamente, começamos a compor juntos. Aí achamos que o desdobramento natural disso era montar um formato e apresentar ao público.

ETI – O que significa o nome do canal, ROMÃ?

R – Romã é um fruto muito simbólico que aparece em mitologias e cultos de diversas crenças e culturas distintas. O seu significado está relacionado usualmente com a prosperidade, com o despertar de um novo ciclo, com a fertilidade e a felicidade perpétua. E, é claro, Romã é amor escrito de trás pra frente.

ETI – Por que usar o “YouTube” como plataforma para divulgação do trabalho de vocês? Pensaram em outras alternativas?

R – Porque desde o inicio sabíamos que nosso projeto seria vídeo-musical. Como o acesso a TVs e formas de divulgação em vídeo são muito caras e muito pouco democráticas, optamos pelo “YouTube”, que é gratuito e garante um meio democrático e de fácil acesso do público. A partir do nosso canal já surgiram outras oportunidade de divulgação, até mesmo convites para programa de TV.

ETI – As músicas são autorais. Qual é o processo de criação de vocês? De onde vocês tiram inspiração para compor?

R – Olha, já veio desde uma melodia cantada no chuveiro até uma frase musical criada no violão… De algum inicio assim, nos juntamos e desenvolvemos o resto da criação que compreende a criação da letra, a escolha dos elementos e instrumentos para o arranjo e, finalmente, a concepção do vídeo.

ETI – Com qual estilo de música o trabalho de vocês mais se identifica? Quais são as influências?

R – Um trabalho que influenciou diretamente nossa proposta foi o Pomplamoose, que é uma dupla que faz covers e músicas autorais no youtube num formato visual e musical muito originais.

ETI – Quais os planos para o futuro? Pretendem lançar um CD?

R – Um CD é uma ideia, porém um pouco distante de nossa realidade hoje. Pretendemos continuar com o canal, afinal ainda temos pouco material e apesar da resposta bastante positiva do público, nosso projeto ainda está engatinhando.

Anúncios

Publicado em 31 de agosto de 2011, em Música e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Rosane Tronchin Gallo

    A matéria está muito interessante e desperta a nossa curiosidade para conhecer o trabalho dos artistas entrevistados, que aliás é fantástico. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: