Centenário da descoberta da misteriosa Machu Picchu

Machu Picchu (www.peru-machu-picchu.com)

Postado por: Pedro Ceballos

Localizada a 2350 metros no alto das montanhas peruanas, Machu Picchu comemorou em 7 de Julho de 2011 os cem anos de sua descoberta pelo norte-americano Hiram Bingham e por um grupo de camponeses nativos. Batizada por Bingham como “A cidade perdida dos Incas”, sua descoberta arqueológica foi um dos acontecimentos mais importantes para o estudo da cultura pré-colombiana, já que foi encontrada intacta, coberta com uma vegetação densa cheia de víboras, preservada da alteração ou destruição pelos espanhóis no século XVI.

Os motivos de sua construção pelos incas por volta de 1460 e seu abandono em 1572 continuam um mistério. Acredita-se que Machu Picchu era uma fortaleza e morada construída para o Imperador Pachacutec, um centro religioso e administrativo e que possivelmente fora contruída devido a eventos astronômicos importantes para os incas. Ainda há uma teoria que acredita que a cidade tenha sido obra de aliens.

Muitos acreditam que a escassez de água tenha sido o motivo do abandono da cidade, porém também se especula que os incas tenham fugido devido à chegada dos espanhóis comandados por Francisco Pizarro.

Escadarias contruídas pelos incas (www.fotosmachupicchu.blogspot.com)

Machu Picchu recebe cerca de mil turistas por dia e é um dos principais pólos turísticos do Peru. Um dia nas ruínas incas já é o suficiente, porém para quem gosta de aventura, são oferecidos pacotes, nos quais o turista percorre uma trilha durante quatro dias e pernoita nos arredores. É necessário ir até Águas Calientes, uma espécie de centro logístico de Machu Picchu para se chegar às ruínas através da trilha ou de um trem. A ausência de uma rodovia é proposital, para melhor controlar o fluxo de turistas, preservando a região.

Rodeada de mistério e considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu é o destino perfeito para mochileiros que desejam conhecer as paisagens latino-americanas num misto das belezas andinas com paisagens amazônicas ou para quem apenas busca vibrações positivas num local ainda totalmente desconhecido pelo homem moderno.

Anúncios

Publicado em 31 de agosto de 2011, em Turismo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: