Poluição na Moda

Ativistas protestam contra utilização de agentes tóxicos, em frente a Adidas

Postado por: Patricia Gebara

O mundo da moda não é feito só de luxo, isso todos deveriam saber. Recentemente a loja de departamento espanhola Zara foi acusada de utilizar trabalho escravo na confecção de suas roupas. De tempos em tempos é possível perceber que escândalos como este ganham força, mas não são todos que tem tanta repercussão.
 
 
Outro fator que merece atenção neste meio é o problema dos resíduos utilizados para fazer as roupas e que fim eles levam. O Greenpeace divulgou um relatório neste mês acusando 14 grandes marcas por utilizarem resíduos tóxicos para a confecção de roupas. Entre elas estão muitas conhecidas como Abercrombie & Fitch, que caiu nas graças dos adolescentes, Adidas, grande marca esportiva, Calvin Klein, H&M, famosa loja de departamento, Ralph Lauren, etc. Para divulgação do relatório, ativistas entraram na loja da Adidas, já envolvida em escândalos ambientais, em Hong Kong, e fizeram um protesto com panfletagem e vestidos de juízes, com cartões amarelos. O Greenpeace submeteu 78 peças dessas marcas aos testes científicos e chegou à conclusão de que todas tinham, mesmo que pequena, uma quantidade destes produtos.

A campanha "Detox", feita pelo Greenpeace

Produtos e consequências

O nonilfenol etoxilado, produto usado normalmente na fabricação de tecidos tanto naturais quanto sintéticos, causa transtornos hormonais e até problemas no sistema reprodutor, afirmou o Greenpeace. Na Europa isto está causando alterações nos peixes machos e transtornos hormonais em mamíferos.  Este produto é proibido na Europa, porém as peças de roupas foram produzidas em lugares como Vietnã, Malásia e Filipinas, mas as cidades de Xintang e Gurao, na China, segundo o relatório do Greenpeace, estão com grandes vazamentos tóxicos, não somente de nonilfenol mas tambem de metais pesados como chumbo e corantes. São jogados todo dia uma grande quantidade destes resíduos nos rios da região e os moradores já estão sendo afetados por isto.  Os recursos hídricos chineses estão em jogo. Mesmo as roupas sendo fabricadas nestes locais elas ainda carregam esses resíduos tóxicos que afetam o lugar para onde são exportadas, porque na lavagem ainda são liberados resquícios.

Segundo ativistas do Greenpeace e da WWF, é preciso tomar atitudes rapidamente porque já é possível perceber as consequências desta irresponsabilidade ambiental. Algumas marcas já se pronunciaram e pretendem acabar com a utilização destes produtos até 2020. A Adidas, em especial, não fez declaração alguma e a organização está lutando para que uma das marcas mais poluidoras tenha alguma reação. No site do Greenpeace há um movimento incentivando as pessoas a escreverem para a marca pedindo a limpeza e o fim da liberação destes produtos na água.

 Leia mais sobre o escândalo da Zara no 9focos

 

Anúncios

Publicado em 31 de agosto de 2011, em Moda e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Stéphanie Boccomino

    Acho ótimo que as marcas estejam tomando providências em relação ao futuro do nosso meio ambiente e planeta, mas, há uma pequena ironia na primeira foto.
    Ativistas de Hong Kong fazem protestos em frente à loja da Adidas contra resíduos tóxicos, enquanto em outra parte da cidade e de seu país (China) estão matando em grande quantidade animais indefesos, inocentes e sob a posse humana para a fabricação de casacos de pele !! Isso não é um atentado também ao meio ambiente?!!?! A China é a pioneira nessa matança.
    Não adianta nada esse tipo de ação se continuarem matando os animais apenas para satisfazer os desejos do ser humano!!!
    Que hipócritas.

  1. Pingback: Escravos da moda, literalmente « 9focos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: