História e Arte às margens plácidas…

"Independência ou Morte!", de Pedro Américo - destaque do acervo do Museu do Ipiranga

 
Postado por: Bruno Laforé
 
 

O Museu Paulista da USP, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, é um roteiro perfeito para a família. Trata-se de um programa completo: o Museu oferece o melhor da história brasileira; o Parque da Independência em sua volta é perfeito para uma caminhada e, aos finais de semana, há uma feira de arte e artesanato instalada nas proximidades, que agrada principalmente às mulheres.

Hoje, esse ponto turístico da cidade completa 116 anos. No centenário da independência do Brasil, em 1922, passou por uma revitalização e se consagrou como marco histórico, não só da cidade de São Paulo, mas do PAÍS inteiro. Mais de um século após sua fundação, o Museu do Ipiranga conta com um acervo composto por cerca de 125.000 peças, a mais antiga é originária do século XVII.

Visitar o Museu no dia 7 de setembro é algo especial. Afinal, há todo um mito sobre o “brado retumbante” de “Independência ou morte!”, proferido por D. Pedro I, no Ipiranga, em 1822. Apesar de, atualmente, muitos historiadores contestarem essa versão. No acervo do Museu, inclusive, destaca-se a obra de Pedro Américo que retrata o grito do então imperador do Brasil.

As visitações podem ocorrer de Terça a Domingo, das 9h às 17h. A entrada, que no feriado da Independência e do Aniversário da cidade de São Paulo, é gratuita, custa R$ 6,00 nos dias comuns. Há meia-entrada para estudantes.

Anúncios

Publicado em 7 de setembro de 2011, em Cultura e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Que bom que o 7 de setembro deixou seu legado pelo menos num museu/parque da cidade.

  2. Galera, nossa editoria vai fazer mais de um post na próxima semana: Restaurant Week, livro baratos e Red Hot + Rio II.
    Passem por lá depois!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: