Dez anos para a história

Postado por: Paulo Motoryn

Os atentados de 11 de setembro de 2001 iniciaram uma nova era. Uma era de incertezas, de combates e de medo. Naquela manhã, o terrorismo conquistouum símbolo. Os Estados Unidos ganharam um motivo. O pretexto para a esquizofrênica “Guerra ao Terror” ficou eternizado na imagem da queda das Torres Gêmeas do World Trade Center.

Dez anos depois ainda não podemos dizer que a guerra declarada a partir do atentado acabou. Muito pelo contrário. As implicações da reação americana estão vivas. O pesadelo que ainda estão Afeganistão e Iraque não nos deixa mentir.  Apesar do contra-ataque estar presente até hoje, os dez anos do atentado em Nova Iorque provaram que a imagem dos prédios desabando arde e incomoda muito mais a mente do Ocidente do que as vidas que se perdem todos os dias do outro lado do planeta.

O paradoxo escancara a catarse que viveram os Estados Unidos e todo o mundo ocidental imediatamente após os atentados. Mesmo tantos anos depois do ataque, o país “mais esclarecido do planeta” ainda pede vingança. A comemoração popular na morte do terrorista Osama Bin Laden veio apenas para ratificar a sede de vingança.  O principal terremoto conseqüente do 11 de setembro não está na queda das torres, mas sim na vingança estadunidense. A desastrosa idéia de choque entre Ocidente e Oriente orientou a Guerra ao Terror e produziu uma enorme desordem internacional. É perceptível o tamanho do impacto ao se observar o caos que vive o Oriente Médio nos dias de hoje.

Os atentados atingiram muito mais do que as construções atingidas, mas desestabilizaram tantos os Estados Unidos quanto o Mundo Árabe, que ao se ver pelas revoluções de 2011, está em conflito latente.

O 11 de setembro ainda não acabou.

Leia mais sobre o 11 de setembro no blog 9focos.

Anúncios

Publicado em 14 de setembro de 2011, em Internacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: