Dança e alegria na Praça Victor Civita

Professora Luciana Neves e suas alunas do Ciipe

Postado por: Marianne Bufalo

A Praça Victor Civita, em São Paulo, é um bom exemplo de espaço destinado a produção e a vivência cultural. A praça conta com o Centro de Integração, Informação e Preparação para o Envelhecimento (Ciipe), que oferece atividades regulares de idiomas, esportes, artesanatos e danças, destinadas a terceira idade, mas sem nenhuma restrição para que pessoas de todas as idades participem. A programação conta com aulas de ioga, tai chi chuan, pintura à óleo sobre tela e dentre tantas outras opções, a aula de dança de salão é uma das mais procuradas.

 Toda quinta-feira, às 14h30, a professora de dança Luciana Neves, ensina mais do que somente a técnica dos ritmos: “ O importante aqui não é a técnica propriamente dita. Quero mostrar a essas pessoas que elas ainda podem fazer muito com seus corpos. E a dança é alegria, traduz muita coisa que não conseguimos transmitir só com a fala. O público alvo é a terceira idade, mas hoje se fala em quarta, quinta idade, então é importante proporcionar um bem-estar a esses novos idosos. E eu enxergo a dança como algo que contribui para a qualidade de vida”,afirma professora

 No dia que o Ehtipointernet foi ao Ciipe, o espaço contava com a adesão maciça de mulheres em todas as atividades propostas. Quando questionada sobre isso, a professora de dança explicou que para o homem idoso é bem mais difícil de lidar com as mudanças que surgem após a aposentadoria.

Alunas ensaiando o clássico Xica da Silva

Os alunos aprendem ritmos diversos, como forró, salsa, bolero, ensaiam coreografias e eventualmente se apresentam para alguma casa de repouso ou outro mini-festival: “Com essa turma fiz algumas apresentação muito boas no Lar Santana ( Lar para Idosos ), JORI Jogos Olímpicos Regionais do Idoso, Condomínio 2000, entre outros. Eles levaram a sério, aprenderam a coreografia e nos dias das apresentações foi maravilhoso”, declara Luciana.

Ao final da entrevista, Luciana reforçou: “A dança é tudo na minha vida. Simboliza alegria. É essa palavra que me vem à cabeça quando eu penso que podemos expressar coisas magníficas com o nosso corpo e que pode nos trazer tantas mudanças positivas”. E a percepção das alunas coincidiu de forma unânime ao pensamento da professora: “Dança é alegria, mudança, bem-estar!”

Despedida das alunas que encantaram o Ehtipointernet

Mais informações: http://pracavictorcivita.abril.com.br/”.

Anúncios

Publicado em 21 de setembro de 2011, em Cultura e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: