Ap(e)rtamentos : como lidar

Ambientes pequenos devem ser leves e bem iluminados

Postado por: Luara Skrzek

Embora apartamentos pequenos sejam os que mais condizem com o orçamento do brasileiro atualmente, especialmente se for solteiro, muitas pessoas fazem essa escolha por melhor se adequar ao seu estilo de vida. Mas há ainda espaços menores: são as famosas kitnets. Esse tipo de apartamento pode ser facilmente encontrado na região central da cidade de São Paulo – onde há mais gente do que espaço –, e estão cada vez mais disputados. Geralmente o perfil dos moradores de kitnet é de gente que não para em casa; também encontramos pessoas de idade e os mais variados animais domésticos. Confira algumas dicas para amenizar o caos dentro desses mínimos metros quadrados.

O esquema de cores vale para todos os ambientes, que não são muitos. Piso escuro seguido por paredes claras, e com o teto ainda mais suave trás a sensação de espaço ampliado. Para dar um toque mais aconchegante e não deixar tudo com cara de hospital vale a pena escolher uma parede menor e pintá-la com uma cor mais vibrante.

Invista em móveis de tamanho normal, porém poucos; somente o necessário. Ao invés de um micro conjunto de sofá e poltronas, por que não somente um sofá que seja mais confortável, sendo o destaque? O segredo é escolher os objetos decorativos certos; um quadro ali, um vaso aqui… Espalhar uma dúzia de souvenires das últimas férias pela casa, definitivamente não é uma boa.

Suportes de parede são úteis em diversos ambientes

Aliás, pode ser um processo difícil, mas procure se desfazer de algumas coisas, deixando somente aquilo que realmente vai usar. Seja sincero consigo próprio, em uma kitnet, ou entra a mesa de jantar de seis lugares, ou você. No lugar de um raque, por exemplo, fixe a televisão e as estantes na parede. Se não for possível, use um mesmo móvel para dividir ambientes. Ou deixe tudo integrado, vai do gosto e do bolso de cada um.

Em uma kitnet, um dos grandes problemas é o cheiro e a fumaça de frituras na cozinha. Aí não tem muita saída, o jeito é comprar um exaustor, ou alguns aparelhos que fazem essas comidas gordurosas, e até churrasco, sem qualquer sujeira. Outra reclamação insistente é dos varais, afinal, na sacada eles não podem ficar, isto quando há uma. O que resta é o banheiro, por isso tem que ser algo discreto, como varais sanfonados, que não aguentam muito peso, mas quebram um bom galho.

Aí vai um vídeo sensacional para aqueles que estão em condições de investir em suas kitnets colocando móveis planejados. É absolutamente incrível, os móveis são praticamente transformers!

Anúncios

Publicado em 3 de outubro de 2011, em Arquitetura e design e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Já morei em lugares pequenos como estes e de fato existem muitas alternativas disponíveis para “aumentar” o espaço ou pelo menos, a sensação de espaço nesses ambientes. Boas dicas.

  2. Impressionante os móveis desenvolvidos para pequenos espaços. Show!!

  3. Luara, parabéns! Você tem dado ótimas dicas (: E o vídeo é realmente impressionante, tudo vira uma coisinha super compacta. Adorei!

  4. Moro em um “apertamento” e realmente é difícil conseguir obter espaço. Gostei do vídeo e achei incrível como eles podem ficar “escondidos”. Muito bom!!

  5. Esses móveis são super bacanas. Fiquei até motivado a procurar algo assim para meu cubículo. Obrigado pelas dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: