Cabelo: Técnicas para esticar as madeixas

Reprodução

 Postado por:  Tatiana Tábata,  Stéphanie Boccomino Nathália Barbosa

Na busca de cabelos disciplinados e sem volume, muitos recorrem às químicas, por vezes inseridas em tratamentos que prometem fazer verdadeiros milagres. Os nomes são variados e os resultados também. As escovas do tipo progressiva e definitiva são as mais procuradas.

Todas elas são realizadas para se obter um efeito liso. Na composição dos produtos aplicados nos fios está presente o formol ou formaldeído, composto tóxico que acima da concentração de 0,2% é proibido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fins estéticos por causar irritabilidade na pele e mucosas e por ser considerado um agente cancerígeno. O produto deve ser usado apenas para a conservação de alguns cosméticos.

Hoje em dia, além da progressiva em si existem outros métodos que prometem um efeito eficiente, segundo os cabeleireiros o único cuidado a ser tomado é em relação ao tipo dos fios e a mistura de químicas.

Cabelos crespos ou volumosos:

Relaxamento: é uma das opções mais utilizadas neste caso. Existem dois tipos, o a base de Guanidina substância também possui um pH alcalino, sem odor e o a base de Amônia que possui um cheiro fortíssimo e normalmente é mais agressivo. Diferente dos outros métodos este serve para reduzir o volume dos fios, e não necessariamente alisa-los.

Cabelos Ondulados:

Escova Progressiva: Método mais conhecido e eficaz no requisito alisamento dos fios, a progressiva é sucesso absoluto entre as mulheres. No entanto, sua fórmula à base de formol, se em alta concentração e não permitida pela Anvisa, é altamente tóxica e prejudicial à saúde dos fios.  A técnica além de alisar, diminui o volume dos fios. Chama-se progressiva pelo efeito gradual que causa nos cabelos a cada aplicação, vão ficando progressivamente mais finos e menos cheios.

Com a presença de queratina na fórmula, os fios são altamente hidratados. A chapinha usada no procedimento ajuda a fixá-la, deixando os fios macios e com brilho.

Têm duração de 5 meses aproximadamente dependendo do tipo de cabelo.

Escova Marroquina: A escova marroquina é composta de argila branca e 0,2% de formol, entre outros, prometendo melhorar a textura e hidratar os cabelos, sem alisar completamente. É indicada para mulheres que possuem fios indisciplinados, sem vida e danificados.

É um alisamento semi-definitivo, não temporário. Então não sai dos fios de uma só vez, porém é necessário retocar a raiz depois do prazo da escova. Diferente da progressiva, este procedimento permite que você lave os cabelos no mesmo dia ou no dia seguinte.

Tem duração de 3 a 5 meses aproximadamente dependendo do tipo de cabelo.

Progressiva X Marroquina

A técnica da escova marroquina é praticamente a mesma da progressiva, porém, a diferença está no método de aplicação (Shampoo Hair Shine, aplicado de 3 a 4 vezes; os fios são desembaraçados e recebem o produto alisante Inoar) e em um componente químico. O produto aplicado na progressiva não é retirado, permanecendo nos fios já lavados e úmidos, para depois usar o secador e passar a chapinha para melhorar o resultado. Na maioria dos salões a quantidade de formal não é permitida pela Anvisa, podendo prejudicar a saúde dos fios e do couro cabeludo; é necessário tomar cuidado e ir em salões confiáveis.  A marroquina tem pouca quantidade de formol, permitida pela Anvisa, não prejudicial às pessoas que utilizam esse tipo de alisamento; é retirada no salão e pode prender o cabelo no mesmo dia.

OBS: uma avaliação é necessária antes de realizar o procedimento, a cliente deve ir ao salão para fazer uma análise dos fios

Escova de chocolate: Uma das primeiras novidades no mercado de beleza, esse tipo de escova à base de substâncias naturais como extrato de cacau e cafeína, ricos em ácidos graxos e vitaminas, é indicado para cabelos mais ondulados, pois os alisa de forma eficaz. Já os mais crespos e com frizz, apenas é controlado o volume, diminuindo o frizz e, por fim, os hidratando por completo.

Tem duração de um mês em média; cabelos ressecados necessitam de manutenção a cada 15 dias; para cabelos oleosos é indicado um intervalo de pelo menos um mês.

Anúncios

Publicado em 5 de outubro de 2011, em Beleza e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: