Ops, valorizou !!

Postado por: Sara Abdo e Tatiana Montiel

Durante o mês de setembro, o dólar esteve em alta. De modo geral, a cotação do dólar variou 20% em relação ao real. Segundo uma reportagem da Veja, do dia 28 de setembro, a valorização do dólar é uma das conseqüências da percepção de que a crise econômica na Europa e nos Estados Unidos é mais grave do que se imaginava até aqui.

Diversas “regras” ditam a economia mundial e uma delas é: quanto maior oferta, menor o preço. O contrário também é válido. A crise econômica mundial provocou uma instabilidade no mercado mundial, fazendo com que os investidores, inseguros, retirassem dólares do mercado, diminuindo a quantidade da moeda no cenário econômico, o que aumentou o valor do dólar em todo o mundo.

No Brasil, por exemplo, vimos um súbito aumento do valor da moeda norte americana: a cotação do dólar turismo (aquele que é usado para viagens, emissões de passagens, transações de turismo no exterior), estava na casa de, aproximadamente, R$1,60, chegando até mesmo a ter um valor inferior a este.

O crescimento foi quase initerrupto: as quedas eram praticamente inexistentes ao longo do mês, sendo notórias apenas ao fim de setembro, mas com rápida recuperação. Essa variação mensal foi a mais alta desde setembro de 2002.

Anúncios

Publicado em 5 de outubro de 2011, em Economia e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: