Reforma sem quebra-quebra

Modificando ambientes sem derrubar paredes (Reprodução)

Postado por: Luara Skrzek

Volta e meia é natural que se enjoe da decoração da casa. Ela vai ficando velhinha, perde aquele brilho, não dá mais vontade de arrumar e deixar tudo bonitinho como antes. Então você pensa em fazer aquela reforma, que acaba ficando só nos sonhos; basta imaginar a dificuldade em encontrar boa mão de obra, aturar uma tremenda barulheira, a reclamação dos vizinhos, a sujeira, e o pior: o preço! Então a vontade vai ficando em segundo plano. O eh tipo internet vai mostrar que não é preciso derrubar e levantar paredes para renovar totalmente seu cantinho.

Ambientes integrados então em alta, já que aproveitam melhor cada espacinho. Apesar disso, tem gente que prefere tudo bem delimitado, cada coisa em seu devido lugar. Como a intenção aqui é sugerir ideias que não exijam nenhuma construção, tijolo ou cimento, que tal usar biombos? A variedade de estilos é praticamente inesgotável, se fizer a escolha certa eles se integram totalmente ao ambiente, além de oferecer maior privacidade. Resumindo: eles setorizam os espaços ao mesmo tempo em que não deixam de lado sua integração, isso porque são, em boa parte, vazados.

Mudar o piso transforma sensivelmente a percepção dos lugares, e para isso tapetes já dão conta do recado. Escolha cores que se diferenciem do piso, dependendo do resto da decoração, opte por estampas e texturas. Cuidado para não exagerar na mistura, tenha em mente qual objeto será o destaque da decoração, assim, o resto deverá girar em torno dele, buscando sempre equilíbrio. No caso do tapete, se ele for escuro, por exemplo, o sofá será preferencialmente mais claro. Não é tão difícil.

O aparador atrás do sofá e a parede escura setorizam espaços (reprodução)

Certos ambientes pedem maior interação entre si, como é o caso da sala de estar e jantar, portanto, uma boa maneira de criar uma “fronteira” sutil é com aparadores. Eles dão a entender que são espaços diferentes, mas que podem dialogar. Com essa setorização, há a vantagem de se usar duas decorações distintas sem isolar os espaços. Os aparadores não devem ser muito altos, tendo entre 50 cm e 75 cm. Podem ficar atrás do sofá, atenuando seus cantos ou atrás de poltronas.

Caso esteja disposto, pintar uma parede causa uma mudança radical, e você pode fazer isso sozinho, basta se informar sobre os procedimentos corretos. Hoje em dia existem tintas de rápida secagem e com cheiro mais ameno, que desaparece em pouco tempo. Outro detalhe fundamental são os tecidos encontrados nas almofadas e nas cortinas. Estampas diferentes de preço acessível são facilmente encontradas.

Observe como esta sala mudou radicalmente sem que os móveis tenham sequer sido trocados.

Anúncios

Publicado em 10 de outubro de 2011, em Arquitetura e design e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. São verdade pura essas dicas. Para quê quebrar paredes e se incomodar com reformas? Acho que nos falta, às vezes, iniciativa e claro, criatividade. Obrigado por me lembrar isso.

  2. Bom gosto, praticidade e simplicidade. Especialidades suas. Parabéns!!!

  3. Estou ficando mal acostumado com suas dicas, pois meu apartamento é pequeno e não me considero alguém com muita criatividade, apesar de gostar que meu espaço seja aconchegante. Obrigado.

  4. Estou justamente tentando implementar algumas mudanças nesse sentido. Boas sugestões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: