Comparativo entre o Brasileirão e os campeonatos nacionais no “Velho Continente”

Em 2010 o argentino Conca liderou o Fluminense na conquista do Brasileiro (fonte- fluminense.com.br)

Postado por: Enrico Barbosa

O Campeonato Brasileiro está próximo do fim. Restando apenas 10 rodadas para sabermos quem será o novo campeão, 7 clubes estão na disputa pela liderança do Brasileirão, a diferença entre o primeiro e o sétimo colocado é de 8 pontos e tudo indica que o título será disputado até a última rodada. Entretanto, o equilíbrio no campeonato nacional não é novidade para o torcedor brasileiro, ao analisarmos os últimos dez campeões brasileiros, veremos que sete times diferentes venceram o torneio, sendo que somente o Cruzeiro (2003) e o São Paulo (2007) venceram o campeonato com larga diferença em relação ao resto dos times nas respectivas temporadas.

Barcelona e Real Madrid monopolizam o campeonato espanhol (fonte-r7.com)

Nos principais campeonatos nacionais da Europa, não há uma disputa tão acirrada se comparado ao Brasileirão, clubes mais ricos monopolizam o campeonato e se revezam na liderança do campeonato sem haver uma mudança drástica na classificação geral. O maior dos exemplos de monopólio de títulos está no Campeonato Espanhol, a diferença na qualidade do futebol jogado por Barcelona e Real Madrid é gritante se comparado à outros times que disputam o campeonato. Nas últimas dez temporadas, apenas três clubes diferentes conquistaram o título espanhol (Barcelona, Real Madrid e Valencia) e tudo indica que nas próximas temporadas não haverá nenhuma surpresa quanto ao campeão. O Atlético de Madrid surge como a nova terceira força no país, mas não tem elenco forte suficiente para enfrentar de igual para igual Messi e cia.

O torcedor inglês, que acompanha a Premier League (campeonato nacional), também só viu três clubes diferentes levantando o belíssimo caneco em um passado recente. Arsenal, Chelsea e Manchester United são os únicos times que conquistaram o título nos últimos dez anos. Mas o Manchester City, após ser comprado pelo um poderoso Sheik Árabe, está  se tornando um empecilho cada vez maior no caminho dos últimos campeões ingleses. Tottenham, Arsenal e Liverpool, não demonstram a mesma força de outras épocas, porém são clubes de muita história e ainda podem surpreender seus adversários.

A disputa no campeonato italiano voltou a ficar interessante, após uma série de cinco títulos consecutivos da Inter de Milão, o rival Milan quebrou a hegemonia no “calcio” e se sagrou campeão da temporada 2010/2011. Udinese, Napoli e Juventus montaram times competitivos e são fortes candidatos ao título desta temporada, definitivamente ligaram o estado de alerta dos dois grandes clubes de Milão. Atualmente a Juventus lidera o campeonato, enquanto a poderosa Inter se vê em uma crise iminente.

Em Portugal, o campeonato nacional foi conquistado por quatro equipes diferentes nos últimos dez anos, com destaque para o Porto, campeão em 6 oportunidades. O Benfica foi responsável pela quebra de hegemonia no campeonato nacional e se sagrou campeão na temporada passada. As equipes favoritas para levarem o caneco da temporada 2011/2012 são: o Porto, o Benfica, o Sporting Lisboa e o Sporting Braga, esse último o menos tradicional dos quatro favoritos, vem surpreendendo a cada ano que passa, tanto no campeonato nacional, quanto em torneios internacionais na Europa.

A Bundesliga é um dos mais competitivos campeonatos nacionais no Velho Continente, cinco equipes diferentes conquistaram o título alemão nas últimas dez temporadas, destaque para o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique, maiores vencedores nesses últimos anos.  Após nove rodadas, a temporada atual tem como líder o forte Bayern de Munique, seguido pelo Werder Bremen e o Borussia Monchengladbach. Entretanto, é muito cedo para tirarmos conclusões precipitadas em relação a quem será o próximo campeão.

O PSG de Leonardo e Pastore, é o novo rico da Europa

Na França, toda imprensa mundial está de olho no mais novo “rico” do futebol, o Paris Saint – German, que utilizou o dinheiro de grandes investidores para trazer o futuro craque Pastore e o dirigente brasileiro Leonardo. O futuro parece ser brilhante para a equipe parisiense, após dez anos sem títulos na “Ligue 1”. Inclusive, essa última década foi marcada por um monopólio de títulos inacreditável do Lyon, a equipe conquistou incríveis sete títulos nacionais consecutivos. Nas últimas três temporadas, Bordeaux, Olympique de Marselha e Lille conquistaram o título nacional.

Analisando as movimentações nas últimas janelas de transferências, é possível identificar novos clubes europeus se aliando a grandes grupos de investidores e gastando rios de dinheiros na promoção de um elenco mais forte. Resta saber se todo esse esforço será recompensado nas próximas temporadas do futebol europeu.

Anúncios

Publicado em 12 de outubro de 2011, em Esportes e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: