Mostra de Cinema perde seu criador uma semana antes de sua abertura

Morre Leon Cakoff, fundador da Mostra Internacional de São Paulo

Postado por: Marina Berlowitz

Poucos dias antes do início da 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (especificamente, no dia 14 de outubro), morreu aos 63 anos seu fundador Leon Cakoff – ele vinha lutando contra um melanoma desde 2002. Era casado com Renata de Alemida, atual diretora da Mostra.

Nascido Leon Charadevian em Alepo, na Síria, em 25 de junho de 1948, Cakoff veio ao Brasil com a família quando pequeno. Formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, iniciou sua carreira como jornalista em 1969 e depois crítico de cinema nos Diários Associados. A partir de 1974, dirigiu o departamento de cinema do Masp e deu início à programação de mostras e ciclos no museu. Foi uma grande figura da resistência cultural no Brasil durante a ditadura – motivo pelo qual adquiriu o pseudônimo Cakoff, que nunca mais largou.

Leon Cakoff é um protagonista na cena paulistana dos cinéfilos. Criador da Mostra Internacional de São Paulo, evento que tem trazido produções alternativas durante os últimos 34 anos. Abbas Kiarostami, Amos Gitai, Béla Tarr, Manoel de Oliveira, Theo Angelopoulos, Alejandro Agresti, Alexander Sokurov: estes são apenas alguns dos diversos diretores cuja obra Cakoff nos apresentou desde que a Mostra começou na comemoração de 30 anos do Masp, em 1977.

São Paulo deve muito ao criador de um dos eventos mais importantes da agenda cultural da cidade. Resta saber agora quem nos apresentará a novos “Abbas Kiarostamis”.

Anúncios

Publicado em 19 de outubro de 2011, em Cinema e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: