Os desafios do economês


Economia esclarecida.

Postado por: Sara Abdo e Tatiana Montiel

Essa língua não tem gramática, mas tem significado. É lido por muitos e entendidos por poucos. A alta do dólar, valorização do real, crise econômica, sistema financeiro… O que será que isso tudo quer dizer? Por que há tantos contextos se a protagonista é sempre a mesma: a(s) moeda(s)?

Felizmente alguns economistas facilitam a vida dos leitores.  Aqui vão alguns conceitos e informações básicas para entender as notícias e o funcionamento da economia do nosso dia-a-dia. Para começar, por questões históricas, o dólar tornou-se a moeda internacional. É por isso que as transações são feitas em dólar e a tendência da economia da “terra do dólar” interfere na economia das outras “terras”.

Taxa de câmbio: preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações da moeda nacional – custo de uma moeda em relação à outra. Por exemplo, se a taxa de câmbio for 2, significa que cada U$ 1 EUA equivale a R$ 2 da moeda brasileira.

Papel dos bancos: dentre outras coisas, determinar a da taxa de câmbio, ditando as cotações autorizadas para operar o mercado de moeda. O dólar está valendo mais ou menos? Há análises das tendências do comércio internacional, aplicação ou retiro de investimentos em diversos setores, em diversos países. Dependendo da situação dos negócios, os bancos valorizam ou desvalorizam a moeda de comércio e a de turismo.  No Brasil, o banco responsável por gerenciar o valor do Real frente à moeda norte americana e às demais é o Banco Central (BC).

Câmbio Comercial – valor de uma moeda na situação de importação, exportação e transação financeira – valor para empresas e negociantes.

Câmbio Turismo – quanto custa a compra e a venda da moeda em viagens internacionais – valor para turistas, investimentos individuais.

Os Valores

No Brasil, a Bolsa de Valores é a Bovespa e fica em São Paulo, o centro comercial do país.

Quando a Bolsa fecha em alta/baixa, significa que, em relação à venda da mesma quantidade de ações no dia anterior, o rendimento foi superior/inferior. O percentual é medido em pontos, por isso vimos nos noticiários, por exemplo: Bovespa perde 0,87 pontos.

Balança Comercial é o balanço total do fluxo de capital das importações e exportações. O balanço pode ser superávit (capital de exportação maior que capital de importação) ou déficit (capital de exportação menor que capital de importação).

Relações e Consequências

A economia nacional não está isolada. A importação de produtos e o valor que esses têm no mercado externo interferem direta ou indiretamente no preço e ações do mercado nacional.

Inflação é a queda de valor do mercado ou poder de compra do dinheiro. A consequência disso é o aumento do preço dos produtos. Causa? Aumentos salariais e/ou do custo da matéria prima e/ou da estrutura do mercado. Não é saudável à economia de um país quando em excesso, mas é inevitável e, até certo ponto, desejada, pois a inflação, por menor que seja, mostra que a economia não está estagnada, que continua havendo demanda por produtos e a sociedade mantém um poder de compra e venda.

Anúncios

Publicado em 19 de outubro de 2011, em Economia e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: