O caso Shalit e a esperança de paz

Israelenses comemoram o retorno de Gilad Shalit ao país (Crédito: http://www.theisraelproject.org)

Postador por: Paulo Motoryn

Era quase inimaginável pensar que palestinos e israelenses poderiam, ao mesmo tempo, festejar um episódio no conflito travado por Jerusalém. A libertação do soldado israelense Gilad Shalit em troca de mais de mil prisioneiros palestinos é uma semente de esperança para um desfecho pacífico.

As libertações são símbolo de como uma concessão feita por Israel e Palestina pode valer a pena para o seu povo, tendo em vista que, em face ao mesmo episódio, todos saíram satisfeitos.

Contudo, grande parte de analistas da conjuntura internacional vê o episódio com ceticismo. Após anos de tentativas fracassadas de negociar a paz, poucos imaginam que o que houve hoje poderá se traduzir em ganhos imediatos em outras arenas.

Contudo, a esperança de paz é justificada pela comoção popular frente ao episódio. O acordo pode ter o potencial de abrandar o estado de sítio que separa os dois lados.

Na Faixa de Gaza, onde os contatos da Palestina com Israel são, em sua maioria, trágicos, milhares de pessoas foram às ruas saudar os primeiros dos 1.027 prisioneiros libertados como parte da troca entre Israel e o Hamás, mediada pelo Egito.

Do outro lado da fronteira, israelenses foram aos prantos, emocionados ao ver Gilad Shalit, magro e pálido, retornar ao país após mais de cinco anos de cativeiro em Gaza. É senso comum no país que o desigual acordo que garantiu a libertação do soldado valeu a pena.

No sentido da esperança de paz, Uri Dromi, porta-voz do ex-primeiro-ministro Yitzhak Rabin, ratificou a importância do episódio. “Se as pessoas olharem para além do acordo imediato e pensarem no pragmatismo envolvido de ambos os lados, há razões para esperança”, disse.

Anúncios

Publicado em 26 de outubro de 2011, em Internacional e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: