Projeto Fashion Band

Adriane Galisteu comanda o Projeto Fashion/ foto: Reprodução

 Postado por: Monica Dinah e Patricia Gebara

O programa Projeto Fashion é uma versão brasileira do americano Project Runway que foi indicado sete vezes ao Emmy nos Estados Unidos e tem Heidi Klun como apresentadora. Porém aqui no Brasil, apesar de seguir o mesmo molde do americano, possuí grandes diferenças que comprometem a qualidade do programa. A duração do Projeto Fashion é somente de meia hora, enquanto o original tem uma hora, o que impede que o telespectador conheça os detalhes da confecção de cada candidato, pois o foco está no drama do reality show, que gira em torno da eliminação.

No Project Runway, além da apresentadora, há a banca de jurados que, como aqui, conta com a presença da editora da revista Elle (Nina Garcia) , de um estilista prestigiado (Michael Kors) e um convidado como uma top model. Outra figura presente no programa é o mentor, que auxilia os candidatos no processo de criação das roupas. No Brasil Adriane Galisteu comanda os juri composto por Susana Barbosa, editora sênior de moda da Elle, o estilista Reinaldo Lourenço e um convidado. O mentor brasileiro é Alexandre Herchcovitch que não aparece tanto como Tim Gunn que tem um papel muito importante como orientador no americano.

Suzana Barbosa, Reinaldo Lourenço, Adriane Galisteu e Alexandre Herchcovitch/ foto: Divulgação

Os candidatos são quase todos formados ou estudantes de moda. A qualidade das roupas e o senso de criação não são tão evoluídos e o programa está servindo mais como aprendizado do que como uma vitrine para divulgação de trabalhos. Ao final de cada episódio as peças são doadas e leioladas, o dinheiro arrecadado vai para o programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo que trata de pessoas que sofrem de anorexia de bulimia. 

A primeira temporada é composta por 16 episódios no qual 12 estilistas lutam pelos seguintes prêmios: um carro, curso de um mês  no Instituto Europeu de Design em Milão, máquinas de costura de última geração, R$100 mil destinados ao desenvolvimento de uma coleção exclusiva para as lojas Marisa e produção na capa da revista Elle. Apesar do baixo indíce de audiência, Galisteu está confiante e declara para o portal IG: ” O programa terá sim uma segunda edição”.

O Projeto Fashion é exibido aos sábados às 22h45 com reapresentação às terças-feiras às 20h25, é uma produção do canal Band em parceria com a FremantleMedia com direção geral de Fernanda Telles.

Anúncios

Publicado em 26 de outubro de 2011, em Moda e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: