Merkel diz que Europa vive seus piores momentos desde a 2ª Guerra Mundial

Postado por: Mariana Mundim

A chanceler alemã, Angela Merkel, que discursou nessa segunda-feira, 14 de novembro, na abertura do CDU (Congresso do partido da União Cristão Democrata), disse que o atual momento vivido pela Europa é um dos piores desde a Segunda Guerra Mundial.

A chanceler sintetizou que a situação atual fez com que as pessoas percebessem que os problemas de qualquer país membro da zona do euro também são problemas dos demais países que usam a moeda única. “Nossas responsabilidades não terminam mais nas fronteiras de nossos territórios”.

“Se a Europa não está indo bem, então a Alemanha também não está. Se o euro falhar, toda a Europa falhará junto.” Disse Angela Merkel, mostrando o verdadeiro efeito dominó que acontece com a zona do euro. Segundo ela, os tratados da UE devem ser revisados com o intuito de fazer com que os países que violam as regras de disciplina fiscal enfrentem duras sanções automáticas, levando-os inclusive para o Tribunal de Justiça Europeu.

De acordo com a chanceler, os líderes europeus têm um longo caminho a percorrer para superar a situação que enfrentam, mas deixou claro que a Alemanha não pode deixar que seus parceiros da zona do euro entrem em colapso. Merkel, que tem um papel fundamental na gestão da crise na UE, insistiu no fato de que “chegou o momento de um novo passo para uma nova Europa”.

Ressaltou que a solução para a crise é uma integração política maior entre os próprios membros da UE (União Europeia), dizendo que o desafio desse século é “criar, passo a passo, a união política” na região. “O desafio de nossa geração é mostrar que podemos usar a crise para termos um futuro melhor”, acrescentou. “Nossa resposta, de acordo com as raízes de nosso partido, deve ser uma economia social de mercado responsável e serviço ao cidadão”.

Agora resta-nos saber se os demais países europeus membros da UE pensam da mesma maneira que Merkel. Isso é algo que com certeza definirá os rumos da crise.


					
Anúncios

Publicado em 14 de novembro de 2011, em Internacional. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: