A Itália pós-Berlusconi é repleta de incertezas

Nariz quebrado é pouco para o que Berlusconi sofre nos dias de hoje (Crédito: Imagens do Youtube)

Postado por Paulo Motoryn

As consequências da crise italiana surpreenderam. Há um mês a saída de Berlusconi do poder era pouco provável, apesar das pressões de seus adversários. As incertezas sobre o futuro da Itália com a queda de Berlusconi e os desafios do novo primeiro-ministro Mario Monti são os principais desdobramentos esperados após a reviravolta no cenário político italiano.

Como toda passagem histórica de tamanha importância, uma imagem emblemática vai ficar marcada por anos. Ao fim de uma semana rocambolesca, marcada pelo voto de aprovação das medidas de austeridade e a consequente queda do chefe de governo, é a de uma orquestra e um coral cantando “Aleluia” durante a saída de Berlusconi do palácio Quirinale, em Roma, onde fica a sede da presidência italiana.

Mario Monti, nomeado para assumir o cargo, não apenas é um “anti-Berlusconi”, mas também aparece como o nome providencial para acalmar os mercados. Monti já demonstrou que vai privilegiar um perfil muito mais técnico que político na composição de seu gabinete. Independentemente dos nomes que escolher para as diversas pastas, ele precisará de maioria no parlamento para aprovar as medidas e combater a dívida colossal de 120% do PIB.

A Itália entra em um período de grande incerteza política. O homem que passou 17 anos à frente do poder no país foi abatido, mas ainda é dono de jornais e televisões que podem ajudá-lo a se vingar dessa grande amargura. Muitos italianos atribuem a ele uma energia vital imensa e acreditam que ele pode ressurgir com força, assim como em outras épocas.

Anúncios

Publicado em 16 de novembro de 2011, em Internacional e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: