“Tropa de Elite 2” estreia nos EUA e inicia campanha ao Oscar

Cartaz americano do filme “Tropa de Elite 2”

Sob o título “Elite Squad: The enemy whitin” (em português, Tropa de Elite: O inimigo interno), o longa brasileiro dirigido por José Padilha estreou nos cinemas de Nova York na última sexta-feira e será lançado em outras 25 cidades dos EUA a partir do dia 25. O filme tem sido elogiadíssimo pela crítica americana: no site Rotten Tomatoes, que reúne textos de alguns dos principais críticos de cinema do mundo, o filme conquistou de forma unânime os especialistas  e 93% do público em geral. São índices importantes para a campanha do filme no Oscar em 2012, para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

“Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro” (título original) é dono de marcas históricas no Brasil: conquistou a maior bilheteria brasileira de todos os tempos, ultrapassando 100 milhões de reais e levando mais de 10 milhões de pessoas ao cinema, quebrando a marca de “Dona Flor e seus dois maridos” (1976). A história dá um salto de 15 anos em relação ao primeiro longa de 2007 – que foi premiado no Festival de Berlim – e mostra o personagem Nascimento (Wagner Moura) agora como Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Mais amadurecido, o protagonista deixa o Bope (Batalhão de operações especiais) e lida agora com problemas mais complexos, como a formação de milícias nas favelas do Rio e a corrupção.

O filme de Padilha tem chances de levar o prêmio de melhor filme Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, feito que nenhum longa brasileiro tem conseguido desde 1950, com o filme Orfeu Negro, produção ítalo-franco-brasileira dirigida por Marcel Camus. Tropa de Elite 2  é um dos favoritos à disputa de uma das 5 vagas para concorrer ao Oscar em 2012 com outras 62 produções estrangeiras. Conta com enredo bem amarrado, cenas de violência e de ação bem estruturadas, e um típico herói que conquista a empatia do grande público. Bem ao gosto hollywoodiano.

Veja a versão americana do trailer:

E para você, quais são as chances de Tropa de Elite no Oscar?

Anúncios

Publicado em 16 de novembro de 2011, em Cinema e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. mysteriouscircumstances

    putz, até hoje nao assisti esse filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: